A influência do mercado consumidor na avicultura: o Bem Estar das aves
Atualizado: 16 de mai. de 2020
Atualmente o setor de avicultura está sendo aquecido pelo crescente mercado consumidor interno e externo. Nesse sentido, as exigências dos consumidores também se modificam, ao valorizar o Bem-estar animal e, indiretamente, fazendo com que os produtores busquem adequar sua forma de produção para promover mais conforto aos animais.
A instrução normativa n° 56 publicada pelo MAPA em 2008, estabelece recomendações de aplicações de boas práticas que promovam o Bem-estar na produção animal, prezando principalmente pelo cuidado em diversas etapas da vida do animal, desde o nascimento, criação e transporte. Na avicultura, o Bem-estar das aves é notado quando: o ambiente permite a expressão do comportamento natural dos animais (como ciscar e abrir as asas), livre de desconforto físico, térmico, sofrimento mental (como medo e angústia) e em boas condições higiênicas e nutritivas. Vinculado a isso, é crescente a variedade de sistemas de produção de carne e ovos diferentes das tradicionais gaiolas, como o cage-free e o sistema de criação orgânica, no qual os animais possuem liberdade de circular no ambiente em que vivem e com algumas adaptações ao manejo geral. São produtos que muitas das vezes possuem custos mais elevados na produção e exigem maiores cuidados com os fatores ambientais. Portanto, é importante balancear o bem-estar dos animais e a rentabilidade do sistema de criação, buscando-se também sempre o cuidado com a segurança do alimento final.
Por fim, o bem estar na avicultura busca adaptar as técnicas de produção visando o conforto dos animais e adequar às novas exigências do mercado. A VetJr. possui uma equipe técnica preparada para auxiliar os produtores de aves de postura e cortes mantendo sempre os principais valores da empresa, o respeito aos animais e a sustentabilidade.
Escrito por: Samuel Lima
Entre em contato conosco:
avicultura@vetjr.com
Celular Vetjr.: 31 98292 7161
Comments