COMO ESCOLHER O CÃO IDEAL?
- VetJr. UFMG
- há 24 horas
- 3 min de leitura
Adotar ou comprar um cachorro é uma decisão que vai além da emoção do momento, é um compromisso de longo prazo que exige planejamento e responsabilidade, é preciso avaliar diversos aspectos do seu estilo de vida e das necessidades do animal. Seja um filhote cheio de energia ou um adulto mais tranquilo, cada cão tem características únicas que precisam estar alinhadas à sua rotina.

Entenda seu estilo de vida:
Antes de tudo, avalie sua rotina diária, sua casa é espaçosa ou não? Gosta de se exercitar com frequência ou prefere momentos mais tranquilos? Você passa mais tempo em casa ou fora dela? Questionamentos como esse são muito importantes para a escolha do porte, idade e raça do animal.
Espaço Disponível: animais de grande porte tendem a precisar de casas com bastante espaço e quintal, enquanto os de pequeno porte podem ter essa necessidade reduzida. Os animais podem ser classificados como muito pequeno (até 4 kg), pequeno (5-10 kg), médio (11-25 kg), grande (26-44 kg) e gigante (acima de 45kg), sendo vital analisar as necessidades de cada porte com ajuda veterinária.
Atividade Física: o nível de atividade física exigida é muito influenciado pela idade e raça, mas é importante lembrar que todos os cães precisam fazê-la, guarde um pouco (ou muito) do seu tempo para brincadeiras e passeios, são fundamentais para manter a saúde física e mental de seu pet em dia.
Tempo para o Pet: caso você fique muito tempo fora de casa é aconselhável ter mais de um animal para que tenham companhia e investir em treinamento para que sua ausência não cause sofrimento e nem problemas em casa, também existem raças mais independentes que podem ser boas opções.
Todas essas características (e mais) sobre raças podem ser encontradas em diversos sites, um exemplo é a Royal Canin®, que possui uma aba exclusiva em sua plataforma para isso, vale a pena conferir!

Escolha entre filhote ou adulto:
Filhotes são queridos por muitas pessoas, mas demandam paciência e tempo para treinamento. Eles precisam de socialização adequada entre 8 e 12 semanas para desenvolver habilidades sociais saudáveis com pessoas e outros animais e demandam muita atenção e cuidado. Frequentemente exigem maior investimento financeiro também, devido aos cuidados iniciais no veterinário, como vacinação e vermifugação, além da compra de itens essenciais como ração, comedouros e bebedouros, brinquedos, cama ou casinha, entre outros.
Por outro lado, cães adultos já têm personalidade definida e podem ser uma opção mais tranquila para quem tem menos tempo disponível, geralmente cães mais velhos são adotados e a pessoa ou organização responsável por sua doação conhece as características do animal, sendo uma opção adequada para quem busca um animal maduro.
Avaliação do temperamento:
Cada cão possui características comportamentais distintas, elas podem sofrer menos variação quando padronizadas por uma raça, mas mesmo assim cada animal é único. Por isso, é muito importante treinar seu animalzinho para que ele se adapte a diferentes situações, pessoas e até diferentes espécies animais, assim além de criar um cão sociável, acidentes podem ser evitados, principalmente quando o animal é de uma raça idealizada para ser agressiva.
Necessidades Especiais:
Assim como o temperamento sofre influência da raça, a saúde também sofre então é preciso atentar-se aos possíveis problemas de saúde que podem acometer a raça de seu animal, algumas têm maior tendência a problemas articulares, outras problemas cardíacos e assim por diante, mas é sempre bom lembrar que a tendência genética pode existir, mas o estilo de vida fornecido ao cão pode evitar ou retardar o desenvolvimento de problemas de saúde.
No caso dos cães SRD é mais difícil prever problemas de saúde, mas manter um estilo de vida saudável, a consulta ao veterinário e os exames em dia é suficiente para não ter surpresas desagradáveis.
Adote ou compre com responsabilidade:
A adoção é uma forma nobre de oferecer um lar a um animal que precisa, muitos cães em abrigos estão esperando por uma segunda chance e se optar pela compra, escolha criadores responsáveis, que priorizam o bem-estar dos animais e fornecem informações claras sobre a saúde e histórico do cão.
Escolher o cão ideal é um processo que requer autoconhecimento e pesquisa. Ao considerar seu estilo de vida, espaço disponível, tempo para dedicação e características do animal, você aumenta as chances de uma convivência harmoniosa e feliz.

Gostou do conteúdo? Se tiver dúvidas não perca tempo!! Entre em contato com nossa equipe da VetJr!! Será um prazer ajudar.
Escrito por: Maria Luiza Chaves
Comments