top of page
Foto do escritorVetJr. UFMG

Higiene de minipigs: cuidados e a verdade sobre o "mau cheiro"



Os minipigs são pets adoráveis, inteligentes e extremamente sociáveis, atualmente vem se tornando cada vez mais frequente como animais de estimação. Porém ainda existe um tabu relacionado ao “mau cheiro” dos suínos, que não deve ser aplicado aos minipigs quando cuidados corretamente. São animais limpos e que necessitam de rotina de higiene simples. Venha entender melhor como manter um minipig limpo, feliz e livre de odores indesejáveis.


Banho: com que frequência?

Ao contrário do que muitos pensam, os minipigs não precisam de banhos frequentes. A pele dos suínos é naturalmente sensível, por isso o uso constante de produtos de higiene pode deixá-la desidratada e sujeita a descamação. Os banhos a cada 15 dias são suficientes, caso o minipig se suje em excesso, por brincadeiras na lama ou na terra, uma limpeza pontual pode ser realizada com o uso de uma toalha úmida ou esponja.


Na hora do banho, utilize xampu neutro, preferencialmente direcionado para pele delicada dos minipigs ou pode ser utilizado xampu para cães de pele sensível. Evite produtos perfumados ou fortes, pois a pele deles reage facilmente a esses componentes. Após o banho, seque bem o animal com toalha, não é necessário o uso de secador.


Higiene diária e limpeza do ambiente

Concomitante a higiene do animal é necessário manter o espaço ,onde o minipig vive, limpo para impactos positivos na saúde e no bem-estar. Limpe diariamente as áreas de descanso e alimentação, retire os restos de comida e sujeira acumulada. Para os locais onde o minipig faz as necessidades fisiológicas, lave com água e sabão neutro para garantir que o ambiente permaneça fresco e sem odores, pois os minipigs são animais considerados “disciplinados” quanto ao local onde fazem suas necessidades, escolhem uma área específica, o que facilita a manutenção e evita cheiros desagradáveis pela casa.



Cuidados extras com a pele e o casco

Os minipigs também precisam de cuidados específicos com os cascos e a pele, é ideal a cada dois meses, verificar e fazer manutenção no casco, que precisam ser aparadas para garantir conforto ao andar, evitar acidentes e prevenir problemas nas articulações.

Quanto à pele, o essencial é a hidratação, especialmente em fases do ano de clima mais seco. Produtos específicos para pele de suínos ou óleos naturais, como o de coco e amêndoas, podem ser aplicados de forma leve para manter a elasticidade e o brilho, evitando o ressecamento. Além disso, em caso de exposição direta a luz solar utilize protetor solar nos minipigs, principalmente nos animais de pelagem mais clara.


Desmistificando o mau cheiro

Em geral, os minipigs não têm um odor natural forte, sobretudo quando recebem cuidados adequados, são animais limpos e com cheiro leve. Caso seu pet apresente um odor forte, pode ser um indicativo de problemas de saúde ou condições inadequadas de limpeza no ambiente.


Dessa forma, é ideal manter uma rotina de higiene para melhoria da qualidade de vida do animal e também para criar um vínculo de confiança entre o pet e o tutor, reforçando o carinho e o cuidado. Além disso, mantenha seu animal saudável, com uma dieta adequada e acompanhamento veterinário. Com os cuidados certos, o mito do “mau cheiro” fica apenas no imaginário.



Referências:

Mini Pig Health Care. 18 set. 2014. Disponível em: <https://americanminipigassociation.com/>. Acesso em: 28 out. 2024

Bathing Your Pig and Other Grooming Considerations - Pig Placement Network. Disponível em: <https://pigplacementnetwork.org/information/ppnlibrary/bathing-your-pig-and-other-grooming-considerations/>. Acesso em: 28 out. 2024. 

OINQUE. Cuidados com a pele do seu mini pig. Oinque Mini Pig, 6 fev. 2017. Disponível em: <https://oinqueminipig.com.br/cuidados-com-pele-do-seu-mini-pig/>. Acesso em: 28 out. 2024


Mariana Silva Batista

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page