top of page
Foto do escritorVetJr. UFMG

LAMINITE EM EQUINOS



 A pododermatite asséptica, popularmente conhecida como laminite, é uma inflamação das lâminas dos cascos, que pode ser causada pela infecções sistêmicas severas, pleuropneumonias, doenças do trato gastrointestinal, excesso de grãos na dieta, problemas relacionados à endotoxemia, síndromes metabólicas, obesidade ou intervenções cirúrgicas intestinais. Seu sinal clínico principal é a claudicação, acometendo principalmente os membros anteriores por apoiarem maior parte do peso do animal.


No casco, ocorre um distúrbio circulatório nos capilares distais, diminuindo a perfusão dos mesmos e, como consequência, causando a necrose das lâminas nutridas por estes, provocando disfunção dos aparelhos de suspensão da terceira falange, o qual pode romper nos casos de laminite crônica, propiciando a rotação da mesma (ASSIS, 2016). Em resumo, ocorre um inchaço das células, edema, hemorragia e desprendimento das lâminas ao casco queratinizado.


Ela pode ser observada na sua forma subaguda (mais leve), aguda (intensa), refratária (ausência de resposta ao tratamento nos 7-10 primeiros dias) e crônica (após 48h de claudicação ou rotação/afundamento da terceira falange). O tratamento deve ser feito mediante avaliação e acompanhamento de um médico veterinário. A laminite é um problema frequentemente encontrado na clínica de equinos, e acomete principalmente pôneis, cavalos de corrida, de trabalho e com síndrome de cushing. A detecção precoce e o tratamento adequado podem minimizar os danos e sanar o problema.


REFERÊNCIAS: LUZ, Gabriela Bueno et al. Laminite em equinos: revisão. Universidade Federal de Pelotas, 2021



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page